Traçar da Capa

Traçar da Capa

Boas! Hoje a equipe TugaLife está aqui para falar um pouquinho da Monumental Serenata Académica da Universidade do Algarve e sobre o Traçar da Capa.

A Semana Académica é parte de uma tradição estudantil das universidades portugueses. Durante a Semana Académica, geralmente não há aulas e é um momento importante tanto para caloiros, que terão a oportunidade de trajar pela primeira vez, quanto para veteranos, marcando o fim do ciclo da universidade e suas respectivas formaturas. É um momento nostálgico e muito valorizado dentro das universidades portuguesas. No caso da Universidade do Algarve, a mesma dura 9 dias e para além da tradicional Serenata, tem também muitos shows para todos os gostos musicais, desde o rock, eletro até mesmo o kizomba.

A Serenata é um momento importante dentro da Semana Académica: é o conjunto de apresentações de Tunas Universitárias, marcando o início da Semana Académica. Nela, os universitários não podem falar, apenas assistir às apresentações seguindo protocolos rigorosos, como o silêncio, o respeito e, principalmente, o uso da capa traçada, ou seja, de modo a evitar que se veja o colarinho branco do traje.
Os caloiros, até o término da Serenata, não podem traçar, mas devem seguir à risca os protocolos, deixando a capa cobrir o colarinho branco também. Para além do início da semana, o pós-Serenata marca o momento em que os caloiros despedem-se de sua condição de caloiros e, acompanhado de seus padrinhos/madrinhas, passam pelo ritual do traçar da capa. De modo geral, o traçar é envolver a capa sobre o corpo de tal forma que não seja possível visualizar nenhuma parte da camisa branca do traje.
No ritual do traçar, os padrinhos fazem várias dobras da capa: na altura do pescoço, uma pela faculdade, uma pela universidade, uma pelo curso e em seguida mais dobras referente ao número de matrículas. Ao final, batizam a capa com cerveja ou sangria. Após isso, os padrinhos dão conselhos aos seus afilhados, fazendo-o prometer seguir sempre o bom trajar.

Como o código de praxe pede, em momentos fúnebres ou em Serenatas Monumentais é necessário que se trace a capa. Deste modo, nestes eventos a capa deve ser sempre utilizada desta forma e os caloiros, que já passaram pelo ritual, devem seguir também este protocolo do traje.

No vídeo a seguir vocês acompanham um trecho da Monumental Serenata Académica, bem como o meu traçar.

Agradecimentos especiais aos meus super padrinhos Vlad e Berbigoto. Espero cumprir a promessa de sempre trajar bem e de ser tão receptivos quanto vocês e todo o meu curso foram para mim. Espero mesmo que o número de brasileiros seguindo a tradição portuguesa cresça cada vez mais.

 

Abraço dos meus padrinhos Vlad e Berbigão após o traçar da capa.

Abraço dos meus padrinhos Vlad e Berbigoto após o traçar da capa.

Link Externos:

Código de Praxe da Universidade do Algarve – AAUAlg

Código de Praxe | Direcção Geral Associação Académica da Universide do Algarve

Regulamento de Utilização do Traje Académico da UALG

Compartilhe!
Ofertas 728x90
Posted in Cultura, Eventos, Geral, História, Informações, Música and tagged , , , .

Glauber Magalhães

22 anos, brasileiro, estudante de Sistemas para Internet na FATEC São Roque - SP.