Dicas sobre câmbio

Vai viajar ao exterior? Confira as dicas sobre câmbio

Exibição das cédulas de Euro durante a assinatura do Memorando de Entendimento do lançamento da nova nota de 20 Euros (Foto). Créditos: Banco Central Europeu

Exibição das cédulas de Euro durante a assinatura do Memorando de Entendimento do lançamento da nova nota de 20 Euros (Foto). Créditos: Banco Central Europeu

Quem viaja ou já viajou para fora do país, seja por turismo, negócios ou estudos já se deparou com a necessidade de comprar moeda estrangeira do(s) país(es) de destino e com a variedade de opções para o câmbio. Entretanto, é necessário checar muito bem as possibilidades e oportunidades para não cair em pequenas ‘armadilhas’ durante esse processo, as quais podem tornar mais caro o câmbio do que a viagem em si.

No Brasil, o mercado de câmbio é grande, tem várias empresas atuando no setor e os preços variam de norte a sul. Nas capitais e metrópoles, além das principais e mais famosas empresas de câmbio e bancos que fazem essas operações, há também as casas de câmbio independentes, que são também filiadas a bancos de câmbio. Porém,  é necessário verificar sempre se a instituição está credenciada ao Banco Central e sempre pedir o boleto de câmbio, documento fornecido a cada operação de moeda estrangeira.

728x90 - Desconto Computador

IMPORTANTE: Sempre verifique se a instituição está cadastrada no Banco Central.

Segundo Esperança Pizzolante, superintendente de marketing da Confidence Câmbio, o viajante deve acompanhar o mercado [de câmbio] e optar por comprar antecipadamente. Esperança também aconselha ao viajante que se estabeleça um planejamento financeiro da viagem, pontuando o tempo em que ficará fora do país, quanto está  disposto a levar e como irá levar a quantia (espécie ou cartão). E, ainda, fala que o cartão pré-pago pode ser mais seguro por sua assistência durante e após a viagem, como por exemplo, a substituição emergencial em caso de perda ou roubo do cartão e a manutenção do saldo no cartão após a viagem, possibilitando uma ‘poupança’ para a próxima viagem.

O Banco Central (BACEN) disponibiliza em seu site uma cartilha de câmbio para as operações no país, onde é possível fazer download da mesma. E também um ranking do VET (Valor Efetivo Total) das operações de câmbio no último mês de cada instituição autorizada a fazer transações de moedas estrangeiras no Brasil. No site também é possível saber o valor de cada moeda com o IOF (Imposto sobre Operações Fiscais) incluso, que para vendas em papel moeda (dinheiro físico) é de 1,10%  e para operações realizadas com cartão de crédito ou pré-pago -que também é vendido nas casas de câmbio- é de 6,38%, ambos por operação.

Além disso, para comodidade do viajante, o BCB e diversas casas de câmbio oferecem aplicativos para as operações, sendo possível até mesmo reservar a(s) moedas(s) pretendidas através dele. Algumas instituições também oferecem em seus Apps desconto nas transações até mesmo para estudantes.

Confira abaixo um pequeno guia sobre as principais operadoras de câmbio no país:

Confidence Câmbio:

A operadora oferece o câmbio em vários pontos no país através do delivery, por sua mesa de operações e loja virtual. Ou nas várias lojas físicas espalhadas  pelo país. A operadora oferece cerca de 20 opções de moedas, além do seu cartão multimoedas, que oferece opção de carga em seis moedas. Além disso, a operadora também faz remessas internacionais e tem parcerias, como por exemplo com a operadora de telefonia móvel Tim (DICA: É importante checar se os benefícios estão vigentes e se compensam). Vale lembrar que a compra de valores por essa somente pode ser feita em valores múltiplos de 100 em qualquer moeda, tanto no site quanto em lojas físicas.

Mais informações em: www.confidencecambio.com.br ou em seu aplicativo disponível na Playstore e na Appstore

Cotação:

Oferece a mesma quantidade de opções que a Confidence em relação ao dinheiro em espécie para moeda estrangeira e, através do Banco Rendimento, oferece cartões pré-pagos em quatro opções nas bandeiras MasterCard e Visa para compras acima de três mil dólares dos EUA ou o equivalente em Euros. A operadora também possui agências nos principais pontos e cidades do país e uma ampla possibilidade de negociação de taxas através de sua mesa de operações, além de possuir delivery também para sua loja virtual ou para entrega em lojas físicas. O valor das cédulas disponíveis para compra varia de acordo com a disponibilidade de cada unidade.

Outras informações em: www.cotacao.com.br ou em seu aplicativo disponível na Playstore e na Appstore.  A operadora está oferecendo desconto para quem compra através de seu aplicativo.

Banco Safra

O câmbio é feito em suas agências bancárias ou nas principais portas de acesso ao país, sendo elas os aeroportos de Guarulhos e do Rio de Janeiro (Galeão), além de Viracopos, em Campinas, e no aeroporto de Fortaleza. O banco não divulga as suas taxas, mas por meio de um rápido levantamento, é a operadora com as mais altas taxas devido à sua taxa de operações de cinco dólares. A empresa oferece papel moeda de 19 países e os cartões pré-pagos American Express em Libra Esterlina, Dólar dos EUA e Euro, além do cartão multimoedas da Mastercard, bem como dos cartões Visa Platinum em Euro e Dólar ou o clássico em Libra.

Mais informações em: www.safranet.com.br/safranet/servicos/moedas_estrangeiras.asp

 

Treviso Câmbio (Fox Câmbio)

Além de sua marca principal, a Treviso possui correspondentes cambiais espalhados pelo Brasil e com taxas competitivas. Trabalha com todas as moedas citadas acima e também com cartão multimoedas e transferência internacional através da Western Union.

Mais informações em: www.foxcambio.com.br

 

Banco do Brasil

Em determinadas agências opera compra e venda de moeda estrangeira e VTM apenas em dólar e Euro.  Iene e Libra Esterlina somente em espécie, além de Dólar e Euro.  Para mais informações acesse: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/empresas/produtos-e-servicos/comercio-exterior/cambio/compra-ou-venda-de-moeda-estrangeira#/

 

Itaú

Em diversas agências do país é possível adquirir Dólar ou Euro e fazer transferências internacionais. Ambas as moedas estão disponíveis nas agências selecionadas em espécie ou cartão pré-pago nas principais bandeiras.

Mais informações em: www.itau.com.br/internacional/

OBS: Páginas visitadas entre 28/07 e 5/08 de 2016

Até o fechamento deste texto, a assessoria de imprensa do BACEN não havia respondido nosso contato.

Seu banco não foi listado? Consulte- o  e descubra as agências que também operam câmbio e suas vantagens.

 

Compartilhe!
América do Sul 728x90
Posted in Dicas, Informações, Notícias, Viagem and tagged , , , , , .

Pedro Antonio Vicente